Prática tem o cavalo por base e permite a melhora nos níveis psicológicos, cognitivo e motor Foto Divulgação

Itaperuna – Ampliar o atendimento e acabar com a fila de espera para a Equoterapia, vinculada à Secretaria de Saúde é um desafio para o governo de Itaperuna. O prefeito Nel Medeiros (PL) já trabalha neste sentido e, no final da semana, inaugurou novo espaço para o programa.
Medeiros reafirma o compromisso do governo em valorizar cada cidadão e garantir mais qualidade nos serviços disponibilizados pela saúde a rede. O prefeito ressalta que a nova estrutura do Programa Equoterapia reflete diretamente na qualidade do atendimento, beneficiando os profissionais, os pacientes (crianças e adolescentes) e quem os acompanham.
A coordenadora, Ana Claudia da Silva Belizario, explica que a equoterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza o cavalo de forma interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.
“A terapia é realizada em contato bem próximo à natureza, com animais de grande porte e muito dóceis”, resume Ana Cláudia para quem a participação dos pais junto aos profissionais importante para que seja buscado sempre o entendimento do tratamento, visando o melhor resultado possível.
Segundo a coordenadora, ao ser submetido à equoterapia, “o praticante se torna parte ativa do processo, pois são desenvolvidos padrões de movimentos para controlar a postura e manter o centro gravitacional sobre a base do cavalo, permitindo assim a melhora nos níveis psicológicos, cognitivo e motor”.
EFEITOS ELEVADOS - O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Cofeito) e a Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil) avaliam que a prática promove avanços importantes no desenvolvimento motor, equilíbrio, coordenação, autoestima, socialização e estímulos cognitivos.
O resumo enfatiza que o método é especialmente indicado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (Tea), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (Tdah), paralisia cerebral, síndrome de Down, dificuldades de aprendizagem e limitações motoras diversas.
O Programa de Equoterapia da Prefeitura funciona na Estrada Vargem Alegre, a um quilômetro após o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep), no bairro São Mateus, e o telefone é (22) 97400-6191. Para facilitar o agendamento, está também disponibilizado o número (22) 9 9203-5405. Segunda a quinta-feira, 07h às 16h; sexta-feira, 07h às 15h.