Os gestores públicos tiveram a oportunidade de debater a integração entre políticas ambientais municipais e estaduais Foto Matheus Palinos/Divulgação

Itaperuna – A eleição de Itaperuna, no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, para ocupar uma vaga na diretoria da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), foi um dos pontos marcantes do 17º Encontro que a entidade realizou, no início da semana (dias seis e sete), em Armação de Búzios, Região dos Lagos. Vários prefeitos fluminenses participaram.
Nel Medeiros esteve presente, a convite do governador Cláudio Castro e do secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. O prefeito avalia que essa indicação potencializa a interlocução da região com o estado, abrindo espaço para articulações ampliadas e cooperações entre as cidades vizinhas.
“Essa foi uma oportunidade estratégica de diálogo com o governo estadual e de ampliação de articulação institucional”, pontua Medeiros enfatizando que a presença junto a Bernardo Rossi e Cláudio Castro reforça o compromisso com a causa ambiental e a busca por recursos e políticas diferenciadas para o município.
O prefeito ratifica que o objetivo do evento (que aconteceu no Hotel Atlântico) foi propiciar a aproximação entre os governos estadual e municipal em torno de programas, políticas públicas e parcerias voltadas à gestão ambiental nos municípios fluminenses. Projetos estruturantes do estado foram expostos e demandas em meio ambiente e sustentabilidade debatidas.
Medeiros estava acompanhado do secretário Municipal de Meio Ambiente, Arcenio Jubim, para quem a articulação reforça o compromisso do município com a pauta socioambiental e o alinhamento com iniciativas estaduais para enfrentar desafios locais. Licenciamento ambiental municipal; gestão de resíduos sólidos; controle e fiscalização ambiental constaram das pautas,