Entre as ofertas estão cursos de áreas tecnológicas, petróleo e gás, energia renovável, refrigeração e TI ? software Foto Firjan/Divulgação

Itaperuna/Pádua – A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) acaba de anunciar 395 vagas em 14 cursos, para Itaperuna e Santo Antônio de Pádua, na região noroeste fluminense. São para as áreas tecnológicas de Vestuário, Petróleo e Gás, Alimentos e Bebidas, Madeira e Mobiliário, Energia Renovável, Refrigeração e TI – Software.
As inscrições podem ser feitas nas unidades Firjan SENAI dos dois municípios. Serão encerradas automaticamente para cada oferta assim que o número de inscritos atingir o limite de vagas. As vagas são gratuitas; todos os cursos de qualificação profissional têm início previsto entre janeiro e abril de 2026, a depender de cada turma.
Com aulas em formato presencial, os detalhes estão disponíveis no edital publicado no portal da Firjan. Os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovada por meio de uma autodeclaração.
A Firjan orienta que é fundamental também ter acesso a um computador ou notebook, já que parte dos cursos será realizada de forma on-line, seguindo a estratégia EAD: “Um ‘Escritório de Carreira’ vai conectar, de forma personalizada, os estudantes às oportunidades de emprego na indústria, que tem o maior salário de admissão entre todos os setores da economia”.
Segundo a federação, o ‘Escritório de Carreira” oferece trilhas de formação para o mercado de trabalho, mentorias, workshops e um sistema de matchmaking – o ‘Conexão Vagas’, que combina e conecta perfis de alunos às demandas das empresas: “Os alunos devem procurar a própria unidade onde estão matriculadas para participar das atividades”.