Durante a reunião, foram apresentadas as orientações, documentos exigidos e o cronograma oficial que norteará todas as etapas da escolha dos novos gestores escolaresDivulgação
Reunião define etapas da eleição de gestores da rede municipal de ensino em Japeri
Processo democrático vai eleger gestores e subgestores das escolas municipais para o quadriênio 2026/2029 em Japeri
Japeri - Nesta segunda-feira (29), foi realizada no Vale do Ipê, no bairro Santa Inês, a reunião da Comissão Central do Processo Consultivo que definirá a eleição de gestores e subgestores das unidades escolares da rede municipal de ensino de Japeri, para o quadriênio 2026/2029. O encontro marcou uma etapa importante da organização do processo democrático, regulamentado pelo Decreto e Edital publicados no último dia 12 de setembro.
Durante a reunião, foram apresentadas as orientações, documentos exigidos e o cronograma oficial que norteará todas as etapas da escolha dos novos gestores escolares. Entre os pontos definidos estão o período de inscrição das chapas, que ocorrerá de 6 a 26 de outubro, e a votação direta, secreta e facultativa, marcada para o dia 1° de dezembro de 2025. A posse das chapas eleitas está prevista para o dia 19 de dezembro.
A secretária de Educação e presidente da Comissão Central, Caroline Ontiveros, destacou a relevância do processo.
“A eleição dos gestores reforça a autonomia das escolas e fortalece a gestão democrática, aproximando ainda mais a comunidade das decisões que impactam a educação em Japeri’’, afirmou.
O processo prevê ampla participação da comunidade escolar. As Comissões Locais serão formadas por professores, profissionais técnico-administrativos, pais, responsáveis e alunos a partir de 10 anos, garantindo paridade e representatividade. Já a Comissão Central é composta pela Secretaria Municipal de Educação e representantes do Conselho Municipal de Educação.
De acordo com o regimento, a eleição terá validade apenas com a participação mínima de 50% mais um dos votantes, sendo eleita a chapa que alcançar a maioria simples. Após a votação, a apuração será pública, conduzida pela Comissão Local, e os resultados encaminhados à Comissão Central para homologação.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.