De acordo com Reginaldo, a frente parlamentar recebeu essa demanda na Conferência Municipal da Pessoa com DeficiênciaDivulgação
Câmara de Macaé cobra solução de problemas na Saúde Mental
Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência (PcD) busca melhorias na gestão
Macaé - Um pedido de informações sobre investimentos em saúde mental foi aprovado na sessão da última terça-feira (18), na Câmara Municipal de Macaé. O requerimento é dos vereadores Reginaldo do Hospital (Podemos), Iza Vicente (Rede) e Luciano Diniz (Cidadania), além do presidente Cesinha (Solidariedade), que integram a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência (PcD). O objetivo é conhecer o que foi realizado na área e saber se os repasses federais estão sendo utilizados integralmente, a fim de criar um plano de ampliação e aplicação desses recursos.
De acordo com Reginaldo, a frente parlamentar recebeu essa demanda na Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. Familiares e profissionais que atendem PcD relataram a situação. “A ideia é criar novas formas de captar recursos e destiná-los à ampliação do atendimento”.
Cesinha lembrou que a pandemia sobrecarregou o sistema de saúde, formando longas filas na saúde mental que continuam crescendo no pós-pandemia. “Ouvimos do secretário que o município enfrenta uma grande dificuldade de encontrar psiquiatras para contratação. Se não há profissionais disponíveis aqui, precisamos pensar em outra solução, como o Mais Médicos”, disse referindo-se ao programa do governo federal que viabiliza a contratação de médicos estrangeiros para promover a saúde básica em municípios onde não há profissionais brasileiros.
Luiz Matos (Republicanos) destacou que a falta de médicos afeta outras especialidades. “Outro dia, não havia pediatra para atender no Pronto Socorro do Aeroporto e a justificativa foi a mesma: não conseguem encontrar novos profissionais para contratação”. O vereador também defendeu o Mais Médicos como possível solução.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.