Terminal Portuário de Macaé representa um marco significativo para a regiãoRui Porto Filho

Macaé - O Terminal Portuário de Macaé (Tepor) está estimado para iniciar sua construção no primeiro semestre de 2024, com investimentos de R$ 5 bilhões na primeira fase das obras. O empreendimento, sob responsabilidade do Grupo Vale Azul (GVA), tem como objetivo impulsionar o desempenho econômico da região, gerando aproximadamente 14 mil empregos diretos e indiretos ao longo do período de construção e operação.
A concessão do Terminal de Uso Privado (TUP) pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) foi o último passo para a implantação desse projeto. Localizado na capital nacional do petróleo, o Terminal de Macaé fortalece a infraestrutura local voltada para o atendimento ao mercado offshore, com foco na movimentação de carga de óleo e outras atividades.
De acordo com Hugo Crespo, diretor de Desenvolvimento de Negócios do GVA, as operações comerciais do Tepor têm previsão de início até o final de 2026. O acordo celebrado entre o GVA e a Eneva em setembro de 2021 concedeu exclusividade à Eneva para o desenvolvimento dos terminais portuários do Tepor. O investimento inicial abrange obras de infraestrutura e instalações acessórias, principalmente relacionadas ao setor de midstream de gás natural.
As principais operações planejadas para os terminais do Tepor incluem a movimentação de petróleo, gás natural liquefeito (GNL), líquidos de gás natural (GLP e C5+, que é a parte líquida do gás) e combustíveis claros e escuros, como diesel, gasolina e óxido de magnésio (MgO). Além disso, o projeto contempla atividades de apoio offshore, que devem ganhar intensidade à medida que as atividades de exploração em diferentes campos petrolíferos sejam retomadas. Também estão previstas atividades de processamento e liquefação de gás natural em pequena e larga escalas.
O Terminal Portuário de Macaé representa um marco significativo para a região, tanto em termos de desenvolvimento econômico quanto na consolidação da infraestrutura voltada para o setor offshore. Com os investimentos previstos e a criação de empregos, o projeto traz perspectivas positivas para a economia local e reforça a importância estratégica de Macaé no cenário nacional.