É a primeira vez que recebemos um treinamento como esse em nossa unidade, disse a diretoraFoto: Rui Porto Filho

Macaé - Na tarde de quinta-feira (23), a Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval, localizada no bairro Novo Cavaleiros, recebeu a visita dos agentes da Secretaria Adjunta de Defesa Civil de Macaé para a realização de um simulado de incêndio. O objetivo principal foi preparar professores, equipe de apoio e estudantes para agir de maneira eficaz em situações de emergência real.

Joseferson de Jesus, secretário de Defesa Civil de Macaé, ressaltou a importância de preparar as pessoas para lidar com emergências, destacando que tais ações contribuem para tornar o ambiente escolar, as comunidades e a cidade mais resilientes.

"Preparar as pessoas para lidar em situações de emergência é um dos pilares da Defesa Civil, essas ações contribuem para que, de maneira geral, possamos construir o ambiente escolar, comunidades e a nossa cidade mais resiliente", afirmou Joseferson de Jesus.
É a primeira vez que recebemos um treinamento como esse em nossa unidade, disse a diretora - Foto: Rui Porto Filho
É a primeira vez que recebemos um treinamento como esse em nossa unidade, disse a diretoraFoto: Rui Porto Filho

Coordenado pelos agentes da Defesa Civil, Stenio Vieira e Régis Lima, o simulado integra o Programa Defesa Civil nas Escolas. Régis explicou que a atividade consiste em simular um incêndio com fumaça, acionando a sirene como alerta para que estudantes, professores e a equipe de apoio da escola possam evacuar o local de forma organizada.

ngela Costa, diretora da Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval, enfatizou a importância do simulado para toda a equipe, especialmente por ser a primeira vez que recebem treinamento desse tipo. A escola atende, em média, 300 estudantes do 1º ao 5º ano no período da tarde.

"É a primeira vez que recebemos um treinamento como esse em nossa unidade que, no período da tarde, atende em média 300 estudantes do 1º ao 5º ano. É muito importante para todos saber como agir e para não atuar com desespero e correria", destacou ngela Costa.

Ao final do simulado, os estudantes foram conduzidos para fora da unidade escolar, formando uma fila para receber as últimas orientações dos agentes da Defesa Civil. Régis Lima informou que o simulado teve a duração de 3 minutos e 11 segundos, elogiando a eficácia do treinamento.

"Todos estão de parabéns. Esperamos que não haja necessidade de utilizar esse treinamento, mas, caso haja, vocês saberão como se comportar", concluiu o agente Régis Lima.