Cerimônia marcará o encerramento da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa2024, no Parque de Exposições Latiff MussiFoto: Ilustração
Evento em Macaé celebra conquista do status de Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação no Rio de Janeiro
Cerimônia no Parque de Exposições Latiff Mussi marca encerramento da Campanha de Vacinação e destaca avanço na agropecuária local
Macaé - Nesta terça-feira (30), às 11h, Macaé celebrará a conquista do status sanitário de Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação pelo Estado do Rio de Janeiro. O evento, que ocorrerá no Parque de Exposições Latiff Mussi, também marcará o encerramento da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2024.
Autoridades, membros de associações e cooperativas de produtores pecuaristas, assim como representantes de órgãos do setor, estarão presentes na cerimônia. Macaé destaca-se como um dos municípios líderes no estado em rebanho de gado em confinamento e é o segundo maior em pecuária do Rio de Janeiro.
O evento ressalta a importância desse marco para a agropecuária local, impulsionando a produção e exportação de produtos agropecuários. O Secretário de Agroeconomia, Eduardo Jardim, destaca: "É uma conquista gigantesca para a área da agropecuária. É a primeira vez que o Estado do Rio de Janeiro recebe este título".
A vacinação contra a aftosa continua sendo um ponto-chave na defesa agropecuária, e a gestão municipal de Macaé está empenhada em incentivar os pequenos produtores a manterem seus rebanhos vacinados. Doses gratuitas estão disponíveis na sede da secretaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O evento também destaca a importância do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE PNEFA), que visa proteger o patrimônio pecuário nacional. A Febre Aftosa, que afeta diversos animais, traz prejuízos como restrições à comercialização de produtos pecuários. A cerimônia marca um marco significativo no avanço da agropecuária e na garantia da saúde animal no estado do Rio de Janeiro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.