Bolsa FamíliaDivulgação/`Prefeitura de Mangaratiba
Mangaratiba - A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Mangaratiba informa que o Programa Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil) está de volta. Confira abaixo os novos direitos garantidos pelo programa, o que muda para as famílias que já são cadastradas, como se tornar beneficiário, e demais orientações.
Novos direitos garantidos pelo Programa Bolsa Família:
Novos direitos garantidos pelo Programa Bolsa Família:
A partir de agora todas as famílias beneficiárias do Programa vão receber no mínimo R$ 600. As composições familiares com crianças na faixa etária entre 0 e 6 anos vão receber um adicional de R$ 150 (por criança). Além disso, há um adicional de R$ 50 para cada integrante da família com idade entre 7 e 18 anos incompletos e para gestantes, que será pago a partir de junho de 2023.
O que fazer para não perder o benefício:
O que fazer para não perder o benefício:
As famílias que já são cadastradas no antigo programa Auxílio Brasil, não precisam realizar uma nova inscrição. Mas fique atento! Para não perder o direito ao Bolsa Família, é necessário que os dados cadastrais familiares estejam sempre atualizados. Qualquer mudança de endereço, telefone de contato e da composição da família, como o nascimento de uma criança, falecimento, casamento e adoção, deve ser informada ao CRAS mais próximo de sua casa.
Vale lembrar que, segundo o Governo Federal, nenhuma família vai perder o benefício ou receber menos de R$ 600 durante a transição entre os programas.
Quem pode fazer parte do programa e como se cadastrar:
Quem pode fazer parte do programa e como se cadastrar:
Para receber o Bolsa Família, a principal regra é que a família tenha renda mensal de até R$ 218 (duzentos e dezoito reais) por pessoa. Isso significa que toda a renda gerada pelas pessoas da família, por mês, dividida pelo número de pessoas da família, deve ser de, no máximo, R$ 218 (por pessoa).
Para se tornar um beneficiário, o responsável pela família deve comparecer a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima de sua casa e se inscrever no Cadastro Único do Governo Federal, o CadÚnico.
Os documentos necessários são: CPF ou Título de Eleitor, além de um documento de cada um dos membros da família, podendo ser: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.
O atendimento nos CRAS acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Os documentos necessários são: CPF ou Título de Eleitor, além de um documento de cada um dos membros da família, podendo ser: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.
O atendimento nos CRAS acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.