Praça Nossa Sra. das GraçasFoto: Divulgação

Maricá - Durante os meses de dezembro e janeiro, quando o comércio fica mais movimentado, a Secretaria de Ordem Pública de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, iniciou a Operação Natal. O propósito é fortalecer a segurança pública nas áreas comerciais dos quatro distritos.
O reforço teve início no último sábado (10), com a inclusão de 32 guardas a mais todos os dias nas ruas da cidade, além dos agentes habituais e policiais militares que trabalham pelo Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
A Operação Natal designará equipes de dois guardas para 16 pontos da cidade, das 8h às 20h, de segunda a sábado. As regiões contempladas são aquelas que possuem bancos, estabelecimentos comerciais e grande afluência de pessoas.
"Estamos também avaliando outros locais. Começamos com esses 16 pontos, mas na semana que vem eles podem ser ampliados. Faremos o máximo para garantir a sensação de segurança à população e para posicionar guardas municipais em toda a região", afirmou o secretário, coronel Júlio Veras.
Conforme o representante da cidade, esse planejamento é flexível e pode ser ajustado ao longo dos dias, dependendo da necessidade de atuação nos bairros.
Inicialmente, a medida é temporária por causa do aumento das compras em dezembro e das trocas em janeiro, mas a intenção é que essa atuação se estenda ao longo de todo o ano de 2024.