Cidade de Maricá monitoradaFoto: Clarildo Menezes
Câmeras inteligentes de Maricá auxiliam na prisão de foragido após foto publicada em ponto turístico
Tecnologia de rastreamento foi decisiva para localizar motocicleta usada por suspeito de homicídios
Maricá - A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, auxiliou a Polícia Civil na captura de mais um foragido da Justiça. O acusado, identificado como Maycon dos Santos, condenado a 12 anos de prisão por homicídio e investigado por assassinar um policial militar em maio de 2025, em Niterói, foi localizado após ação integrada entre o município e agentes da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG).
A identificação do suspeito teve apoio decisivo do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A partir de uma fotografia publicada pelo próprio acusado no Farol de Ponta Negra, agentes municipais reconheceram a motocicleta utilizada por ele. Com o auxílio das câmeras inteligentes espalhadas pela cidade, foi possível rastrear seus deslocamentos. O homem acabou abordado na ponte da Barra de Maricá.
A prisão ocorreu na sexta-feira (05), durante operação deflagrada pela Polícia Civil.
“Este investimento está produzindo diversos resultados significativos, auxiliando as delegacias nas investigações e contribuindo para uma cidade mais segura. Também estamos valorizando nossos servidores para que realizem um trabalho de excelência na segurança pública. A combinação destes fatores, além da presença ostensiva e tecnologia de ponta nos permite manter os índices de criminalidade em queda na cidade”, ressaltou o secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras.
Outro suspeito capturado
A Prefeitura de Maricá também contribuiu para a captura de outro foragido. Robert Richard, conhecido como Lázaro, foi preso neste sábado (06/12). Ele respondia a mandado de prisão por latrocínio, tráfico de drogas e roubo qualificado praticado em julho de 2022, no bairro Vila Olímpia, em Guapimirim.
As câmeras do Ciosp identificaram a motocicleta conduzida pelo suspeito enquanto ele trafegava pelo município. Após o reconhecimento, a Polícia Civil foi acionada e realizou a abordagem em Itaboraí. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, onde permanece à disposição da Justiça.
Cidade da Segurança
Na última segunda-feira (01), a Prefeitura de Maricá deu início à construção da Cidade da Segurança, um complexo inovador que reunirá, em um único espaço, estruturas modernas para uso da Guarda Municipal. O local contará com área de treinamentos, estande de tiros, salas de capacitação e um novo Centro Integrado de Comando e Controle equipado com tecnologia de monitoramento de última geração.
O investimento contínuo em Segurança Pública vem gerando resultados expressivos. Em 2025, o município registrou queda em indicadores estratégicos, alcançando o menor índice de letalidade violenta desde 2003 e completando um ano e meio sem casos de latrocínio. Somente este ano, 27 prisões foram realizadas, cinco pessoas desaparecidas foram localizadas e 109 veículos roubados ou furtados recuperados. Ao todo, mais de 300 ocorrências foram encaminhadas à delegacia a partir das ações de monitoramento.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.