Mesquita recebe gestoras da Baixada para fortalecer políticas públicas para mulheresSabenca

Mesquita - Gestoras e representantes de 12 municípios da Baixada Fluminense participaram do II Encontro Conexão Mulher Baixada para fortalecer a rede de enfrentamento às violências contra meninas e mulheres.
O encontro, que acontece mensalmente, tem em articulação da Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro e foco em fortalecer e ampliar as políticas públicas de enfrentamento às violências contra meninas e mulheres, além de promover a construção de uma rede intersetorial de proteção.
Durante o encontro, foi destacada a importância da atuação em rede e da articulação entre os diferentes serviços públicos para garantir respostas mais eficazes e integradas no enfrentamento das violências de gênero.
“A cidade cresce sobre os ombros das mulheres. A partir do momento que entendemos que a política do cuidado e o enfrentamento às violências devem ser prioridade, passamos a construir uma sociedade mais justa e segura para todas e todos”, afirmou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
II Encontro Conexão Mulher Baixada realizado em Mesquita - Sabenca
II Encontro Conexão Mulher Baixada realizado em MesquitaSabenca
A secretária também destacou a importância de consolidar uma rede forte e representativa. “Não podemos ter uma Baixada tão pujante, com tantas pessoas que vivem e constroem essa região, e não termos um movimento forte como este. Hoje conseguimos ampliar ainda mais a participação dos municípios em relação ao primeiro encontro. Pensar as políticas de gênero exige um olhar que vá além da assistência e fortaleça o enfrentamento às violências”, completou.
Foram discutidas ainda ações facilitadas pelo uso da tecnologia para ampliar o acesso de meninas e mulheres a programas e serviços sociais, a partir da experiência de Mesquita.
II Encontro Conexão Mulher Baixada para fortalecer a rede de enfrentamento às violências contra meninas e mulheres - Sabenca
II Encontro Conexão Mulher Baixada para fortalecer a rede de enfrentamento às violências contra meninas e mulheresSabenca
O município apresentou indicadores que reforçam a centralidade das mulheres, em especial das mulheres negras e em situação de vulnerabilidade social, como público prioritário das políticas públicas municipais.
Indicadores: 53% da população é feminina e 36% das mulheres se identificam como pretas ou pardas. Mais da metade das mulheres (55,23%) vivem em situação de pobreza, sendo que entre elas 75,59% são pretas ou pardas.
No âmbito da saúde, a população feminina negra é a principal usuária dos serviços: 74,52% dos atendidos na Atenção Básica são pretos ou pardos e 65,70% são mulheres. Na área da educação, 47,76% dos estudantes são meninas e, entre elas, 53,60% se identificam como pretas, pardas ou indígenas. As mulheres também são maioria entre os responsáveis legais pelas crianças matriculadas, representando 73,13%.
“Estamos construindo uma política pública baseada no cuidado e no enfrentamento das violências. Uma política para mulheres é uma política para toda a sociedade”, disse a superintendente de Enfrentamento às Violências da Secretaria de Estado da Mulher, Giulia Luz.
Estiveram presentes representantes de Magé, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, São João de Meriti, Seropédica, Itaguaí, Duque de Caxias, Nilópolis, Mesquita, Paracambi e Belford Roxo.
II Encontro Conexão Mulher Baixada para fortalecer a rede de enfrentamento às violências contra meninas e mulheres - Sabenca
II Encontro Conexão Mulher Baixada para fortalecer a rede de enfrentamento às violências contra meninas e mulheresSabenca