Assistência Social de Mesquita fez palestra pelo Setembro AmareloLívia Macedo/ Reprodução
“Estabelecemos essa parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres com a ideia de abrir um espaço de conscientização não só para a população, mas também para os profissionais de saúde, pois são eles que estão em contato direto com esses pacientes e precisam estar preparados para lidar com situações de acolhimento e prevenção. Muitas vezes, o paciente chega até nós com sinais de alerta que podem passar despercebidos e, quando o profissional entende esses sintomas, está mais preparado para oferecer o apoio necessário”, explicou a coordenadora da unidade, Luciene Túlia.
“Essa palestra é importante porque ela não ajuda apenas os pacientes, mas também a nós, profissionais. Com esse olhar mais consciente, podemos identificar situações de risco, encaminhar para os setores responsáveis e garantir o tratamento adequado. Isso ajuda a prevenir problemas futuros e, acima de tudo, a preservar vidas”, comentou a dentista Gabriella Fontes, que atua na unidade.
A palestra ainda apresentou orientações práticas de autocuidado, com ênfase para uma alimentação saudável, atividades físicas regulares e acompanhamento médico quando necessário. Coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Mesquita, Silvania Almeida promoveu uma dinâmica de perguntas e respostas com os profissionais presentes, com discussões sobre como proporcionar um atendimento humanizado ao paciente, com escuta ativa, atenção e acolhimento.
“Cuidar da saúde mental significa olhar para o nosso bem-estar emocional, psicológico e social. E devemos falar disso o ano inteiro, de janeiro a janeiro. A gente sabe que muitas pessoas passam por situações de dor e até tentam tirar a própria vida, por isso, abrir espaços para essa conversa é fundamental. Quanto mais falarmos sobre isso, mais podemos ajudar na prevenção e no cuidado”, defendeu Silvania.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.