Luta antirracista é tema de roda de conversa entre mulheres Julia Jordão/ PMM

Mesquita - O Espaço da Mulher Mesquitense recebeu mais de 20 mulheres para uma roda de conversa especial em alusão ao Dia da Consciência Negra. A oportunidade serviu para que as presentes compartilhassem suas experiências pessoais e debatessem tópicos importantes sobre a luta antirracista na sociedade atual.

Quem conduziu a conversa foi Melande Pereira de Lima, advogada e pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho e em Direito Previdenciário, além de conselheira e presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB Mesquita. Ela cruzou uma linha do tempo da luta pela causa e aproveitou para dividir vivências particulares.
“O Dia da Consciência Negra nos faz refletir sobre a nossa ancestralidade, o que os nossos familiares passaram e o que estamos passando nos dias de hoje, embora seja algo muito velado. É bom entendermos a realidade em que vivemos para visualizar como será no futuro, com os nossos filhos. Essa reflexão é um paralelo contínuo, que deve acontecer durante todo o ano e não somente nesta época”, conta. O evento teve ainda a presença da Dra. Maria Regina Vassou, advogada e especialista em Direito da Família e Violência Doméstica e Familiar.

Uma das presentes foi a moradora da Jacutinga Debora Rosa, de 36 anos. Ela cursa sua primeira capacitação no local, de Cabeleireira, e não perdeu a oportunidade de integrar a atividade. “Esses espaços são muito importantes para trocar informação em busca de um país mais igualitário nas questões raciais".

Espaço da Mulher Mesquitense

O equipamento busca a valorização da autoestima e o empoderamento da população feminina, com a oferta cursos e oficinas, como de Cabeleireira, Depilação, Design de Sobrancelhas e aula de Ritmos, além de agendamento com nutricionista para as alunas. O prédio fica na Rua Libânia 195, na Vila Emil, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.