Mais Lidas

Ar gélido da Sibéria congela toda a Europa

Este clima gelado contrasta com as condições no próprio Ártico que, segundo o Instituto Europeu de Geociências, está sofrendo esta semana com uma incomum "onda de calor"

Por AFP

Cachoeira congelada na França
Cachoeira congelada na França -

Roma - Um ar gélido procedente da Sibéria congelou grande parte da Europa, causando várias mortes e levando frio e neve até mesmo para as praias mediterrâneas. Este clima gelado contrasta com as condições no próprio Ártico que, segundo o Instituto Europeu de Geociências, está sofrendo esta semana com uma incomum "onda de calor".

Os meteorologistas documentaram temperaturas acima de zero em alguns locais do Ártico, o que gerou uma grande surpresa entre muitos especialistas. Enquanto isso, a Europa está tremendo com temperaturas abaixo de zero. Esta onda de frio, que os tabloides britânicos apelidaram de "A Besta do Leste", já deixou uma dezena de vítimas fatais em todo o continente.

Ao menos cinco pessoas morreram na segunda-feira somente na Polônia, onde o termômetro marcou -16ºC durante a noite em Varsóvia. Isso eleva a 53 o número de mortos na Polônia devido ao frio desde 1º de novembro.

Nesta terça-feira, espera-se que as temperaturas no país permaneçam abaixo de -12ºC, mas o vento acrescentará uma gélida sensação térmica. Na Lituânia as temperaturas caíram para -26ºC. Suspeita-se que uma pessoa tenha morrido devido ao frio na capital, Vilnius.

No Reino Unido, as autoridades avisaram que haverá entre cinco e 10 centímetros de neve em várias partes do país, assim como a probabilidade de que sejam afetados o transporte aéreo e terrestre, e os serviços de eletricidade e telefonia. Na segunda-feira, a British Airways cancelou mais de 60 voos que deveriam chegar ou partir do aeroporto londrino de Heathrow.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Cachoeira congelada na França AFP
Rio Vístula, em Varsóvia, está congelado AFP
Pescadores navegando durante a nevasca na Albania AFP
Cachoeira congelada na França AFP
Pato em lago congelado na França AFP
Pessoas andando nas ruas de Paris com a neve caindo AFP

Comentários