Demonstrators hold placards in Paris on March 8, 2018 during a demonstration called by feminists association to mark International Women's Day. / AFP PHOTO / CHRISTOPHE ARCHAMBAULT - AFP/CHRISTOPHE ARCHAMBAULT
Demonstrators hold placards in Paris on March 8, 2018 during a demonstration called by feminists association to mark International Women's Day. / AFP PHOTO / CHRISTOPHE ARCHAMBAULTAFP/CHRISTOPHE ARCHAMBAULT
Por

Barcelona - Da greve geral das mulheres na Espanha a uma corrida feminina em antigo reduto do grupo Estado Islâmico no Iraque: inúmeros eventos e manifestações marcam este 8 de Março no mundo pelo Dia Internacional da Mulher. Confira alguns eventos:

Espanha

Milhões de pessoas participaram de inédita greve geral e de manifestações que tomaram conta de várias cidades do país em defesa de seus direitos. Segundo os dois maiores sindicatos do país, Comissões Operárias e UGT, 5,9 milhões de pessoas participaram das greves de duas horas por turno de trabalho que haviam convocado. No fim da tarde, muitas mulheres vestidas de lilás encheram as ruas do Centro de Madri e de Barcelona.

Polônia

As polonesas se manifestaram em 40 cidades do país. O Parlamento, dominado pela direita conservadora, trabalha em projeto de lei que, se for adotado, apenas autorizará o aborto em caso de risco para a vida da mãe, ou gravidez por estupro ou incesto.

Iraque

Cerca de 300 mulheres participaram de 'maratona simbólica' de 900 metros em uma avenida de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque. Mossul foi recuperada em julho das mãos do Estado Islâmico.

Alemanha

"A luta das mulheres pela igualdade de direitos continua", afirmou em vídeo a chanceler Angela Merkel, segundo a qual ainda há muito por fazer "para que as mulheres obtenham os mesmos direitos, e também novos deveres para os homens", disse.

Egito

O Museu Egípcio do Cairo expõe três tesouros que destacam o papel das mulheres no Egito Antigo. Uma dessas obras é uma cabeça de quartzito de Nefertiti, lendária rainha da beleza que exercia um papel político e religioso fundamental há mais de 3.300 anos.

França

O jornal 'Libération' estava sendo vendido hoje 25% mais caro para os homens, para simbolizar a desigualdade salarial entre os sexos.

Itália

A greve para protestar contra a violência às mulheres afetou mais os transportes: em especial metrô e ônibus em Roma, trens e o setor aéreo.

Você pode gostar
Comentários