Kim Jong-Un - AFP
Kim Jong-UnAFP
Por AFP

Tóquio - A China, principal aliado da Coreia do Norte, celebrou o fim dos testes nucleares e de mísseis intercontinentais anunciado pelo líder norte-coreano Kim Jon Un, uma decisão que contribui para distender a situação na península coreana.

"A China acredita que a decisão de suspender os testes nucleares e se concentrar em desenvolver a economia e melhorar o nível de vida das pessoas ajudará a distender a situação na península coreana e fazer avançar o processo de desnuclearização e a busca de uma solução política", afirmou, em um comunicado, Lu Kang, porta-voz da chancelaria chinesa.

Coreia do Norte interrompe testes nucleares

A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira que vai suspender todos os testes de mísseis nucleares e de longo alcance e planeja fechar os locais em que essas atividades vinham sendo realizadas. O anúncio vem quando a comunidade internacional está na expectativa de um encontro de cúpula entre o líder norte-coreano e o presidente americano, Donald Trump, que pode acontecer no mês de junho.

A KCNA, agência oficial norte-coreana, disse que a suspensão dos testes tem efeito a partir de hoje. "Não há mais necessidade de testes nucleares ou balísticos. Fecharemos o local de testes nucleares no norte do país", declarou Kim, em um discurso à nação televisionado.

Você pode gostar