Jarrod Ramos é suspeito de ter efetuado os disparos que matou cinco pessoas no jornal Capital Gazette (AFP PHOTO / ANNE ARUNDEL POLICE) - AFP
Jarrod Ramos é suspeito de ter efetuado os disparos que matou cinco pessoas no jornal Capital Gazette (AFP PHOTO / ANNE ARUNDEL POLICE)AFP
Por AFP

Annapolis - O atirador que atacou na quinta-feira a redação de um jornal de Annapolis, Maryland, queria matar o maior número de pessoas possível, informou a polícia local nesta sexta-feira.

O suspeito, identificado nos autos judiciais como Jarrod Ramos, de 38 anos, usou uma escopeta comprada legalmente há cerca de um ano, acrescentou o chefe da polícia do condado de Anne Arundel, Timothy Altomare.

Altomare disse que a polícia identificou Ramos mediante técnicas de reconhecimento facial usando a base de dados de Maryland, já que o assassino esteve em contato com a polícia do condado no passado.

A manchete do jornal nesta sexta-feira cobria os aspectos objetivos do fato, sem incluir um único adjetivo (L-R) Editorial Page Editor Gerald Fischman, Assistant Editor and Columnist Rob Hiaasen, writer John McNamara, Sales Assistant Rebecca Smith, and Special Publications Editor Wendi Winters. / AFP PHOTO / Mandel NGAN / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - AFP

Um agente da polícia visitou Ramos em maio de 2013 depois de ameaças feitas contra o Capital Gazette.

Altomare disse ainda que foram encontradas provas na casa do suspeito que mostram o planejamento do ataque.

A procuradoria anunciou que Ramos foi detido durante sua audiência de apresentação de acusação na manhã desta sexta. São cinco acusações formais de assassinatos.

Equipes do jornal trabalharam do lado de fora da sede após a tragédia para garantir a cobertura no dia seguinte (AFP PHOTO / Ivan Couronne) - AFP

Jornal cobre a própria tragédia

O jornal The Capital conseguiu publicar sua edição desta sexta, na qual cobriu a própria tragédia, deixando em branco a página editorial, em homenagem às vítimas.

"Não temos palavras", é o breve e único texto que se lê em uma página editorial praticamente em branco no jornal "The Capital", a edição impressa do periódico digital "Capital Gazette".

A edição busca homenagear as vítimas, mas garante que "amanhã esta página voltará a cumprir seu firme propósito de oferecer aos nossos leitores opiniões informadas sobre o mundo ao seu redor, para que possam ser cidadãos melhores".

Christine Feldmann, de Annapolis, conhecia algumas das vítimas do ataque ao jornal The Capital Gazette ( AFP PHOTO / Mandel Ngan) - AFP

O responsável pela parte editorial, Gerald Fischman, está entre os mortos.

A manchete da primeira página sobre o tiroteio ocorrido na capital do estado de Maryland, Annapolis, cobria os aspectos do fato, sem incluir um único adjetivo.

"Cinco mortos por disparos no The Capital" diz o texto sob as fotos dos cinco mortos - quatro jornalistas e um assistente de vendas. Duas pessoas ficaram feridas.

O editor Rob Hiaasen, conhecido por ser o mentor de vários jornalistas, está entre as vítimas, segundo o jornal The Baltimore Sun, proprietário do Capital Gazette A man armed with a shotgun and smoke grenades burst into the newspaper office on June 28, killing five employees in what police described as a "targeted attack." The Baltimore Sun, which owns the Capital Gazette, identified the suspected shooter as Jarrod Ramos, who it said had a long-running dispute with the newspaper. / AFP PHOTO / Capital Gazette / Handout / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / Capital Gazette" - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS - AFP

"Não sei mais o que fazer a não ser isso", disse na quinta-feira o repórter Chase Cook. "Faremos circular um jornal amanhã", garantiu.

E assim fizeram.

Nesta edição, além da cobertura geral sobre sua própria tragédia, estão os perfis dos cinco mortos, em mais um capítulo da epidemia de violência armada que atravessa os Estados Unidos.

Ação por difamação 

As autoridades descreveram o suspeito do ataque - que foi detido e está sendo interrogado - como um homem branco armado com um fuzil, ou uma escopeta e que, aparentemente, agiu sozinho.

O atirador, Jarrod Ramos, de 38 anos, processou o jornal há alguns anos por uma matéria que o relacionava a um caso de assédio.

Assistente de vendas, Rebecca Smith, uma das vítimas do ataque ao jornal ( AFP PHOTO / Family Photo via Batimore Sun) - AFP

Um artigo publicado no site do Capital Gazette em 22 de setembro de 2015 cita uma decisão favorável ao jornal em uma ação por difamação iniciada em 2011 por Jarrod Ramos, residente em Laurel (Maryland).

"Foi um ataque direcionado contra o Capital Gazette", confirmou o chefe de polícia do condado de Anne Arundel, Bill Krampf, à imprensa.

No Twitter, o repórter do jornal Phil Davis fez um relato arrepiante de como o "atirador disparou através de uma porta de vidro na redação contra vários funcionários".

O responsável pela parte editorial, Gerald Fischman, está entre os mortos (AFP PHOTO / Capital Gazette) - AFP

O editor Rob Hiaasen, conhecido por ser o mentor de vários jornalistas, está entre as vítimas, segundo o jornal The Baltimore Sun, proprietário do Capital Gazette.

O ataque reavivou as lembranças de um incidente ocorrido em 2015 em Roanoke, na Virgínia, no qual dois jornalistas foram assassinados durante uma transmissão ao vivo de um canal local de TV.

"Meus pensamentos e orações estão com as vítimas e suas famílias. Obrigado a todos dos Primeiros Socorros, que estão no local dos disparos", escreveu o presidente Donald Trump, em mensagem de apoio postada no Twitter.

Repórter John McNamara, uma das vítimas (AFP PHOTO / Capital Gazette) - AFP

Vários legisladores protestaram, fazendo apelos pelo fim da violência armada.

Um estudo recente mostrou que os americanos têm 40% das armas disponíveis no mundo, apesar de representarem apenas 4% da população mundial.

Editora de publicações especiais do jornal, Wendi Winters, uma das vítimas do ataque (AFP PHOTO / Capital Gazette) - AFP

Das 857 milhões de armas que os civis possuem, 393 milhões estão nos Estados Unidos - mais do que aquelas nas mãos de todos os cidadãos comuns em outros 25 países somados, de acordo com a Small Arms Survey.

Você pode gostar