Scarlett Johansson desiste de filme sobre transgênero, após críticas nas redes

Comunidade criticou que atrizes trans não tenham sido escolhidas para papel

Por AFP

Scarlett Johansson recebe críticas por ser escalada para viver homem trans no cinema
Scarlett Johansson recebe críticas por ser escalada para viver homem trans no cinema -

Los Angeles - A atriz americana Scarlett Johansson desistiu de interpretar um homem transgênero criminoso, após uma forte reação nas redes sociais contra sua escolha para o papel. A decisão de Scarlett foi revelada em uma entrevista amplamente divulgada nesta sexta-feira (13) na imprensa dos Estados Unidos.

A atriz iria protagonizar "Rub and Tug", a história de Dante "Tex" Gill, um operador de uma sala de massagens e prostituição que se tornou uma grande figura criminosa nas décadas de 1970 e 1980. Nascido mulher, se identificou como homem.

"À luz de recentes questionamentos éticos em torno do meu papel como Dante Tex Gill, decidi respeitosamente renunciar a minha participação no projeto", disse a atriz, de 33 anos, à revista Out Magazine.

"Nosso entendimento cultural das pessoas transgênero continua avançando, e aprendi muito com a comunidade desde que fiz minha primeira declaração sobre o papel e me dei conta de que foi insensível".

Quando a escolha de Scarlett Johansson para o papel foi anunciada, a atriz e o projeto foram criticados nas redes sociais por não darem a oportunidade a alguma atriz trans, como Trace Lysette e Jamie Clayton.

Os assessores de Scarlett Johansson não se posicionaram imediatamente. Antes, eles haviam publicado um comunicado alegando que Jeffrey Tambor, Jared Leto e Felicity Huffman, todos cisgênero, haviam tido boas atuação como transgênero, o que incendiou mais a polêmica.

"Embora eu tenha adorado a oportunidade de interpretar a história e a transição da vida de Dante entendi por que tantos sentimentos devem ser representados por uma pessoa transgênero e sou grata pelo debate sobre o elenco tenha desencadeado um amplo debate sobre diversidade e representação no filme", acrescentou Johansson.

Não houve reações imediatas pela saída da atriz da equipe de produção de "Rub and Tug".

Membros da comunidade transgênero apoiaram a decisão da atriz, mas destacaram que o longo caminho pela igualdade ainda precisa ser negociado.

"Obrigada a Scarlett Johansson por retirar-se de 'Rub and Tug'... Agora começa o verdadeiro trabalho", tuitou Ashlee Marie Preston, ativista a favor dos direitos civis.

"Isso demorou muito tempo para chegar a Hollywood. Mas a comunidade trans está pronta se vocês estiverem".

Últimas de Mundo & Ciência