Momo - Reprodução Internet
MomoReprodução Internet
Por O Dia

Rio - Uma menina de doze anos se suicidou na Argentina e a suspeita é de que ela tenha sido influenciada pelo jogo Momo. Os especialistas analisam imagens onde se pode ver a menina seguindo certos passos que alguém indicava no celular, até que ela se auto-asfixiasse, amarrando um lençol em volta do pescoço e se enforcando. As informações são do jornal argentino Diario Popular.

Selene se enforcou em uma árvore nos fundos de sua humilde casa, na cidade de Ingeniero Maschwitz. Tudo foi filmado com seu celular. Por isso, uma das hipóteses dos investigadores é de que foi um suicídio induzido e que poderia ser atribuído ao jogo Momo, que viralizou pelo WhatsApp e propões objetivos aos usuários, roubando dados e estabelecendo desafios

Inicialmente, as suspeitas apontam para um adolescente de 18 anos, que a vítima havia conhecido nas redes sociais. Ele ainda não foi localizado. Paralelamente, há a possibilidade da tragédia estar envolvida com o jogo Momo, de origem japonesa e que gerou comoção devido às suas consequências desastrosas em vários países.

De acordo com relatos, a menina foi encontrada por seu irmão mais velho pendurada na árvore na parte de trás da casa. Os mais jovens da numerosa família dormiam, sem saber o que acontecia, e a mãe havia saído. Quando retornou, ela se deparou com a terrível cena de sua filha já morta e um grupo de vizinhos pedindo socorro desesperadamente.

A polícia encaminhou o caso para o Juizado de Menores de Zárate-Campana, onde já se encontram elementos considerados chaves para avançar nos esclarecimentos do ocorrido. "O celular foi apreendido, com filmagens e conversas do WhatsApp. Agora estamos procurando o suposto adolescente com quem ela trocou essas mensagens", indicou um funcionário.

Colegas de escola e da vizinhança ainda não conseguem acreditar no que aconteceu. A maioria teve acesso ao que foi filmado pela menina. Professores e autoridades educacionais, juntamente com autoridades municipais, oferecem apoio psicológico a esse grupo de crianças, muitas das quais compareceram ao funeral de Selene, no dia 24 de julho.

A morte de Selene não só gerou um enorme alerta entre os pais da comunidade e o acesso das crianças aos jogos das redes sociais, mas grande comoção no bairro. 

Você pode gostar