Papa Francisco - AFP
Papa FranciscoAFP
Por AFP

Vaticano - O papa Francisco lamentou a atitude da Europa em relação aos migrantes e, em uma entrevista divulgada neste domingo, criticou que tenham se esquecido de quando seus cidadãos migraram para a América fugindo da Segunda Guerra Mundial.

"A mãe Europa se tornou avó demais, envelheceu de repente", lamentou o pontífice argentino em uma entrevista ao programa Salvados, da rede espanhola La Sexta, transmitida neste domingo.

"Para mim, o maior problema da Europa é que se esqueceu de quando, depois da guerra, seus filhos iam bater nas portas da América", continuou o Papa.

Francisco, que durante seu mandato se pronunciou frequentemente em favor dos refugiados e dos migrantes, disse sentir "muita dor" ante os milhares de migrantes mortos no Mediterrâneo e não compreender "a injustiça de quem fecha a porta para eles".

Também lançou uma advertência aos que, como o presidente americano Donald Trump, propõem construir muros para deter o fluxo de migrantes.

"Quem levanta um muro termina prisioneiro do muro que levantou, isso é lei universal, se dá na ordem social e na ordem pessoal (...) As alternativas são as pontes, construir pontes", afirmou. Emitida neste domingo em horário de máxima audiência na Espanha, a entrevista ao pontífice foi gravada na sexta-feira 22 de março.

Você pode gostar
Comentários