O presidente mexicano Andres Manuel López Obrador (C)  - Alfredo Estrella/ AFP
O presidente mexicano Andres Manuel López Obrador (C) Alfredo Estrella/ AFP
Por AFP

Cidade do México - O governo mexicano disse, neste domingo, que reiniciará em 1 de abril a entrega de vistos humanitários para os migrantes que entrarem pela fronteira sul do país, um programa que havia terminado no fim de janeiro passado.

"Este procedimento será realizado de forma limitada para as pessoas cuja situação mereça receber a Carteira de Visitante por Razões Humanitárias (TVRH). Terão prioridade mulheres, crianças e maiores de 65 anos", disse em um comunicado o Instituto Nacional de Migração (INM).

O anúncio ocorre em meio a novas tensões entre os Estados Unidos e o governo mexicano pela questão migratória.

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou fechar a fronteira ao acusar o México de não fazer nada para frear a migração ilegal em direção a seu território.

Em resposta, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse que a melhor forma de enfrentar a questão é gerar oportunidades de emprego no sul do México e na América Central, de onde provêm a maioria dos migrantes.

As autoridades indicaram que o programa de vistos permitirá a estadia temporária no México dos integrantes da caravana centro-americana e do Caribe, formada por cerca de 2.500 pessoas e que se encontra no município de Mapastepec, no estado de Chiapas (sul).

Além disso, indicaram que colocarão à disposição de quem não obtiver o benefício transporte para retornar a seus países de origem. O programa de vistos humanitários, que beneficiou mais de 13.000 pessoas, havia terminado em 28 de janeiro passado.

 

Você pode gostar
Comentários