Autoridades russas garantiram que as doses apreendidas são falsas
Autoridades russas garantiram que as doses apreendidas são falsasAFP
Por AFP
México - O governo mexicano apreendeu um carregamento de supostas vacinas Sputnik V contra a covid-19 em um avião particular com destino a Honduras, embora as autoridades russas tenham garantido nesta quinta-feira que as doses são falsas.
A aeronave estava no aeroporto do estado de Campeche, no sul do país, informou a administração alfandegária em um comunicado.
Publicidade
Funcionários dessa entidade e do exército "detectaram dentro de dois coolers 1.155 frascos, com o equivalente a 5.775 doses da vacina russa contra a covid-19 escondidas entre refrigerantes e doces", acrescentou o relatório.
A autoridade acrescentou que a carga foi apreendida preservando a rede de frio e que tripulantes e passageiros de nacionalidade hondurenha foram colocados à disposição da procuradoria geral, embora não tenha especificado o número de detidos.
Publicidade
Por sua vez, o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), que financia o desenvolvimento da vacina Sputnik V, disse que uma análise das imagens do carregamento indica que se trata de uma substância falsa.
"A análise das fotos do carregamento apreendido, incluindo o desenho dos recipientes e rótulos, sugere que se trata de uma substância falsa que não tem nada a ver com a vacina original", afirmou em um comunicado.
Publicidade
"O protocolo de embarque também violava os protocolos de transporte da vacina Sputnik V", acrescentou.
O RDIF ressaltou que cada remessa da vacina tem códigos QR de leitura eletrônica, que permitem seu rastreamento.
Publicidade
"A Sputnik V é transportada apenas por empresas autorizadas que atendem a elevados padrões de segurança, que incluem controle de segurança e temperatura", disse o RDIF, destacando que é um exemplo de uma "possível provocação para desacreditar" a vacina.
Por isso, agradeceu ao governo mexicano por ajudar a impedir essa manobra.
Publicidade
O México começou a vacinar o pessoal médico que cuida de pacientes com covid-19 em 24 de dezembro, e em 15 de fevereiro começou a imunizar pessoas com mais de 60 anos, que somam cerca de 15 milhões no país, segundo dados oficiais.
O país recebeu as primeiras 200.000 doses da Sputnik V.
Publicidade