Carruagens carregam as 22 múmias de faraós egípcios para sua nova casa no Museu Nacional da Civilização Egípcia
Carruagens carregam as 22 múmias de faraós egípcios para sua nova casa no Museu Nacional da Civilização EgípciaKHALED DESOUKI / AFP
Por AFP
Um desfile inédito com as múmias de 22 faraós do Egito antigo, entre os quais estava Ramsés II, conduziu solenemente neste sábado (3) pelas ruas do Cairo estes lendários reis e rainhas até sua nova morada, o Museu Nacional da Civilização Egípcia (NMEC).
Sob estrita vigilância policial, o "Desfile Dourado" dos faraós, a bordo de veículos que imitavam carros fúnebres da época, cruzou em 30 minutos os sete quilômetros que separam a Praça Tahrir, onde fica o museu histórico e onde as múmias repousavam há mais de um século, e o NMEC.
Publicidade
Tanto a Praça Tahrir, recentemente decorada com um obelisco antigo e quatro esfinges com cabeça de cabra, quanto suas imediações foram fechadas "a veículos e pedestres", segundo o ministério do Interior.
Em sua chegada, os reis e rainhas foram saudados por 21 salvas de canhão.
Publicidade
Os egípcios puderam acompanhar pela TV estatal o desfile dos 18 reis e quatro rainhas, que contou com uma cerimônia de abertura cuidadosamente coreografada.
Além da TV, o cortejo foi transmitido ao vivo pelo Twitter, com a hashtag em árabe #comboio_das_mumuas_reais, e virou 'trending topic' mundial.
Publicidade
"Este grandioso espetáculo é uma prova a mais da grandeza (...) de uma civilização única que chega às profundezas da história", reagiu no Twitter o presidente egípcio, Abdel Fatah al Sisi.
Em ordem cronológica, o faraó Sekenenré Taá (século XVI a.C.), da 17ª dinastia, abriu o cortejo, encerrado por Ramsés IX (século XII a.C.), da 20ª.
Publicidade
Entre as múmias mais famosas estavam as de Hatsheptsut e Ramsés II.
Banhada por uma luz azul, a procissão saiu do museu centenário, acompanhada por figurantes vestidos com trajes faraônicos, em carroças puxadas por cavalos, ao som de tambores e com uma música sinfônica ao fundo.
Publicidade
Pouco antes do início do desfile, o famoso cantor egípcio Mohamed Munir interpretou uma canção composta para a ocasião. Vários atores, como os egípcios Ahmed Zaki e Mona Zaki e o tunisiano Hend Sabry recitaram textos sobre a civilização egípcia.
No total, 60 mortos, 150 cavalos, 330 figurantes, 150 músicos e 150 percussionistas do Ministério da Defesa participaram do evento, segundo as autoridades, segundo as autoridades.
Publicidade
O NMEC, que ocupa um grande prédio ao sul do Cairo, inaugurado parcialmente em 2017. abrirá as portas neste domingo, 4 de abril. Mas as múmias só poderão ser visitadas pelo público em 18 de abril.
O culminar
Publicidade
A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, presente no desfile, afirmou em um comunicado na sexta-feira que a transferência das múmias ao NMEC era "o culminar de um longo esforço para preservá-las e exibi-las melhor".
"A história da civilização egípcia desfila diante de nossos olhos", acrescentou a líder da organização da ONU, que participou da criação do NMEC.
Publicidade
A maioria das 22 múmias, descobertas perto de Luxor, no sul do Egito, a partir de 1881, não saiu do museu no centro do Cairo, localizado na famosa Praça Tahrir, desde o início do século XX.
Desde a década de 1950 estavam expostas, lado a lado, em uma pequena sala, sem explicações museográficas claras ao visitante.
Publicidade
As múmias foram transportadas cada uma dentro de um tanque especial com o nome do soberano e dotado de mecanismos de absorção de impactos, em uma envoltura que contém nitrogênio para conservá-las.
No NMEC, serão expostas em caixões mais modernos "para um melhor controle da temperatura e da umidade do que no antigo museu", explicou à AFP Salima Ikram, professora de Egiptologia da Universidade Americana do Cairo, especialista em mumificação.
Publicidade
As múmias serão apresentadas individualmente, ao lado de seus sarcófagos, em um ambiente que lembra as tumbas subterrâneas dos reis, e cada uma terá uma biografia e objetos relacionados com os soberanos.
A maldição dos faraós
Publicidade
Passados anos de instabilidade política após a revolta popular em 2011, que afetou gravemente o turismo no país, o Egito procura uma maneira incentivar o retorno dos visitantes, em particular promovendo a cultura.
Além do NMEC, o Egito deve inaugurar em poucos meses o Grande Museu Egípcio (GEM), próximo às pirâmides de Gizé, que abrigará coleções faraônicas.
Publicidade
Segundo Walid al Batuti, conselheiro do ministro do Turismo e Antiguidades, o desfile "mostra que depois de milhares de anos, o Egito conserva um grande respeito por seus dirigentes", declarou ao canal público Nile TV International.
O grande desfile, anunciado pelas autoridades através de vídeos on-line, causou sensação nas redes sociais.
Publicidade
Com a hashtag em árabe #maldicao_dos_faraos, muitos internautas associaram as recentes catástrofes ocorridas no Egito a uma "maldição" que teria sido provocada pelo deslocamento das múmias.
Em uma semana, o Egito experimentou o bloqueio do canal de Suez por um navio cargueiro, um acidente ferroviário que deixou 18 mortos em Sohag (sul) e o desabamento de um prédio no Cairo que provocou a morte de pelo menos 25 pessoas.
Publicidade
A "maldição do faraó" já tinha sido evocada nos anos 1920, depois da descoberta da tumba de Tutancâmon, seguida das mortes consideradas misteriosas de membros da equipe de arqueólogos.