Ofensiva diplomática se intensifica em busca de trégua em Gaza
Ofensiva diplomática se intensifica em busca de trégua em GazaAFP
Por AFP
A ofensiva diplomática internacional para deter os bombardeios do Exército israelense em Gaza e os disparos de foguetes palestinos contra Israel se intensificou nesta terça-feira (18), à medida que os ataques continuam em um ritmo frenético.
O confronto também se cristalizou em torno da abertura de uma passagem para Gaza, destinada a possibilitar uma primeira entrega de ajuda humanitária no enclave, "indispensável após nove dias de crise", segundo a ONU.
Publicidade
Mas a passagem de Kerem Shalom foi aberta por apenas algumas horas e novamente fechada por Israel após o lançamento de projéteis palestinos.
Na Cisjordânia, depois que uma greve geral foi convocada pelo partido Fatah de Mahmoud Abbas, comércios e escolas em Ramallah e outras cidades permaneceram fechados nesta terça-feira.
Publicidade
O chamado teve eco nas cidades árabes israelenses e nas cidades "mistas" de Israel, onde as tensões entre judeus e árabes permanecem altas.
Em Jerusalém Oriental, a parte anexada da cidade, vários confrontos ocorreram entre palestinos e as forças de segurança israelenses, que usaram canhões de água e prenderam vários manifestantes, segundo um jornalista da AFP.
Publicidade
Desde o início do conflito, em 10 de maio, 213 palestinos - incluindo 61 crianças - morreram em Gaza e mais de 1.400 ficaram feridos, de acordo com um balanço fornecido pelas autoridades palestinas.
Em Israel, 12 pessoas morreram - incluindo uma criança - e 294 ficaram feridas por foguetes.
Publicidade
Esta manhã, os bombardeios continuaram no enclave palestino, após uma noite de intensos ataques em Gaza com explosões que iluminaram o céu, constataram jornalistas da AFP.
O Exército anunciou que havia atacado "locais de lançamento de foguetes", alguns deles "subterrâneos".
Publicidade
"Eles destruíram nossa casa de dois andares, não sei por que nos escolheram! Foi uma noite terrível e violenta", disse à AFP Nazmi al-Dahduh, de 70 anos, morador da zona oeste da cidade de Gaza.
Os mísseis israelenses deixaram crateras nas ruas e destruíram a rede elétrica, mergulhando Gaza na escuridão.
Publicidade
Escassez
Do lado israelense, dois trabalhadores tailandeses morreram no sul do país por mísseis lançados de Gaza, segundo a polícia.
Publicidade
Em nove dias, 3.440 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza, de acordo com o Exército israelense, que interceptou 90% com seu sistema de defesa antiaérea.
O Conselho de Segurança da ONU se reúne nesta terça pela quarta vez para uma sessão de emergência, mas os Estados Unidos continuam se opondo a uma declaração pedindo o "fim da violência".
Publicidade
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acusado por seu próprio partido de falta de firmeza com Israel, expressou na segunda-feira seu apoio a um "cessar-fogo" em um novo telefonema com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
"Nossa linha é continuar atacando alvos terroristas", enfatizou Netanyahu.
Publicidade
O movimento islamita Hamas, no poder na Faixa de Gaza, ameaçou lançar mais foguetes em Tel Aviv se a aviação israelense "não parar de alvejar civis".
Dezenas de seus mísseis caíram no sul de Israel.
Publicidade
O Exército israelense afirma ter alvejado o que chama de "metrô" - túneis subterrâneos que permitem ao movimento islamita mover sua munição - e as casas dos comandantes do Hamas, alegando que eles "armazenavam armas".
Diplomacia "discreta"
Publicidade
Na Cisjordânia, território palestino ocupado por Israel desde 1967, o presidente Mahmoud Abbas pediu ao enviado americano Hady Amr uma "intervenção" de Washington.
A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, defendeu a abordagem diplomática "discreta", mas "intensiva" de Washington neste assunto.
Publicidade
Os presidentes Emmanuel Macron (França) e Abdel Fatah al-Sissi (Egito) conversaram nesta terça-feira para mediar o conflito.
Por sua vez, o rei da Jordânia, Abdullah II, e a chanceler alemã, Angela Merkel, também pediram um cessar-fogo "rápido".
Publicidade
Já o chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, considerou nesta terça-feira que era prioridade conseguir a "cessação imediata" da violência e a "implementação de um cessar-fogo" entre israelenses e palestinos.
"O objetivo é proteger os civis e permitir o acesso da ajuda humanitária à Gaza", afirmou após uma reunião dos ministros das Relações Exteriores da UE.
Publicidade
Em 10 de maio, o conflito estourou com uma enxurrada de mísseis lançados pelo Hamas contra Israel em "solidariedade" com as centenas de manifestantes palestinos feridos em confrontos com a polícia israelense na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental.
A violência teve origem na ameaça de expulsão de famílias palestinas em favor de colonos israelenses neste setor palestino ocupado por Israel há mais de 50 anos.
Publicidade
O conflito se espalhou para a Cisjordânia, onde 21 palestinos foram mortos em uma semana em confrontos com o Exército israelense, um deles nesta terça em Hebron, de acordo com as autoridades palestinas.
O Exército israelense disse que frustrou uma tentativa de ataque por um homem armado.
Publicidade
O último grande confronto entre Israel e Hamas foi no verão de 2014. O conflito de 51 dias devastou a Faixa de Gaza, matando pelo menos 2.251 palestinos, a maioria deles civis, e 74 israelenses, quase todos soldados.