Terremoto ocorreu no sábado, 14, às 08h29 (9h29 de Brasília) a 12 km da cidade de Saint-Louis-du-Sud, localizada a cerca de 160 km da capital haitiana Porto PríncipeAFP
Horas depois do terremoto de magnitude 7,2 que deixou mais de 300 mortos, o Haiti registrou novo tremor de terra na noite de sábado, este de magnitude 5,9, segundo o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC). O terremoto ocorreu a uma profundidade de 8 km. Ainda não há informações sobre vítimas.
O país está em estado de emergência pelos próximos 30 dias, decretado pelo primeiro-ministro Ariel Henry. Em nota, ele se solidarizou pelas vítimas e afirmou que recursos do estado estão sendo mobilizados para dar apoio aos familiares dos que morreram no desastre.
Publicidade
"Meus sentimentos aos parentes das vítimas deste sismo que gerou tantas perdas de vidas humanas e materiais em vários departamentos do país (...) Faço um apelo ao espírito de solidariedade e compromisso de todos os haitianos, a fim de nos unirmos para enfrentar esta situação dramática que vivemos", disse.
O primeiro terremoto também pôde ser sentido na República Dominicana, Cuba e Jamaica, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Publicidade
O presidente norte-americano, Joe Biden, disponibilizou ajuda imediata ao país. A função foi designada a Samantha Power, diretora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês).