Nicolás MaduroAFP

Caracas - A Venezuela receberá nesta semana um primeiro lote de vacinas do mecanismo Covax, anunciou o presidente Nicolás Maduro neste domingo, 5.
“Esta semana chegam as primeiras vacinas (...) e esperamos que o mecanismo Covax se acelere para que em outubro entregue todas as vacinas para vacinar, segundo a estimativa, seis milhões de venezuelanos”, disse Maduro sobre o sistema da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir a imunização contra a covid-19 nos países em desenvolvimento.
O presidente não deu mais detalhes sobre essa primeira remessa. No entanto, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) - escritório regional da OMS - cerca de 3,2 milhões de doses das vacinas chinesas Sinopharm e Sinovac compõem essa entrega inicial.
O pagamento de 120 milhões de dólares da Venezuela pelas vacinas da Covax foi cercado de polêmica, com atrasos que Caracas vinculou a sanções financeiras contra o país. Maduro chegou a dar um "ultimato" à Opas em julho: "Ou eles nos enviam as vacinas ou nos devolvem o dinheiro".
"O mecanismo da Covax estava sendo sabotado para nós", disse ele neste domingo. "Funcionários corruptos se prestaram a sabotar o mecanismo contra a Venezuela".
Segundo Maduro, na última quinta-feira a logística foi acertada entre a Opas e a vice-presidente, Delcy Rodríguez.
Maduro disse ainda que as vacinas russas Sputnik V chegarão na segunda-feira, após atrasos que impediram uma segunda dose para as pessoas que receberam a primeira.
O governo estima que 30% da população venezuelana, cerca de 30 milhões de habitantes, já foi vacinada. A Venezuela reportou 339.255 casos de covid-19 e 4.086 mortes até este sábado.