Regulador europeu aprovou a aplicação de uma dose de reforço da vacina da Moderna para maiores de 18 anosAFP

Haia - A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou, nesta segunda-feira, 25, a aplicação de uma dose de reforço da vacina anticovid do laboratório Moderna para maiores de 18 anos.
A Spikevax é o segundo imunizante para dose de reforço aprovado pela EMA depois da vacina da Pfizer/BioNTech no começo do mês.
"Os dados mostram que uma terceira dose de Spikevax administrada entre seis e oito meses depois da segunda dose comportam um aumento nos níveis de anticorpos em adultos, cujos níveis de anticorpos estavam diminuindo", declarou o regulador europeu.
As autoridades de saúde pública dos 27 países da União Europeia (UE) "podem publicar recomendações oficiais de uso de dose de reforço, levando em conta a situação epidemiológica local", informou a EMA, que tem sede em Amsterdã (Holanda).
O regulador acrescentou que os dados atuais mostram que a terceira dose da vacina anticovid da Moderna teria os mesmos efeitos colaterais da segunda.
"O risco de casos de inflamações no coração e outros efeitos colaterais muito incomuns depois de uma dose de reforço estão sendo acompanhados cuidadosamente", destacou a EMA.