Vacinação contra a covid-19Reprodução

O governo canadense se comprometeu na cúpula do G20 neste sábado, 30, a fornecer milhões de doses adicionais de vacinas aos países pobres para combater a pandemia de covid-19.
"O Canadá doará o equivalente a pelo menos 200 milhões de doses para o mecanismo Covax até o final de 2022", disse o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, em um comunicado.
Dessa quantidade 10 milhões de doses da Moderna serão oferecidas "rapidamente" aos países em desenvolvimento, um compromisso "imediato" que o governo do Canadá afirma estar assumindo.
Coordenado pela Aliança Globla de Vacinas e a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sistema Covax visa garantir que 92 estados e territórios desfavorecidos recebam vacinas gratuitas financiadas pelas nações mais prósperas.
O Canadá também prometeu "15 milhões de dólares para ajudar a aumentar a produção de vacinas na África do Sul", afirmou a vice-primeira-ministra e ministra das Finanças canadense, Chrystia Freeland, em uma coletiva de imprensa em Roma.
De acordo com o governo canadense, o programa Covax havia recebido até sábado menos de três milhões das 40 milhões de doses já prometidas pelo Canadá, e entregas adicionais são esperadas "nos próximos dias".