Presidente dos Estados Unidos, Joe BidenAFP
Biden anuncia que está considerando boicotar Jogos de Inverno de Pequim
Jornal americano informou na terça-feira, citando fontes próximas ao assunto, que a Casa Branca deve anunciar em breve essa decisão.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quinta-feira, 17, que está "considerando" um boicote diplomático às Olimpíadas de Inverno em Pequim. Isso é "algo que estamos considerando", declarou Biden à imprensa durante uma reunião com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Os Jogos de Inverno na capital da China serão realizados em fevereiro do próximo ano.
Vários legisladores republicanos pedem que Joe Biden anuncie um boicote total, para denunciar a repressão aos muçulmanos uigures na região chinesa de Xinjiang, China, descrita como "genocídio" pelo governo dos Estados Unidos.
Muitos legisladores americanos, tanto democratas como republicanos, incluindo a presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, e o senador republicano Mitt Romney, defendem esse boicote diplomático. A China protestou vigorosamente quando Nancy Pelosi defendeu essa medida em maio.
O jornal Washington Post informou na terça-feira, citando fontes próximas ao assunto, que a Casa Branca deve anunciar em breve essa decisão. O jornal afirma que o presidente Biden deve "aprovar" essa opção no final de novembro, que lhe foi formalmente recomendada por seus assessores.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.