Aeroporto Internacional de AtlantaAFP

Nova York - A polícia buscava neste domingo (21) um criminoso condenado que fugiu do Aeroporto Internacional de Atlanta, depois que sua arma disparou acidentalmente durante um controle de seguirança, causando um movimento de pânico no local.

O episódio, que reflete a questão altamente politizada da prevalência de armas na sociedade americana, deixou três pessoas levemente feridas, de acordo com a Administração de Segurança de Transportes (TSA, na sigla em inglês).

"Estamos buscando ativamente esse indivíduo", declarou o major da polícia de Atlanta, Reginald Moorman, em entrevista coletiva, após identificar o suspeito como Kenny Wells, de 42 anos.

A TSA informou que o incidente ocorreu depois que um "item proibido" foi identificado na bolsa de um passageiro por uma máquina de raio X em um ponto de controle.

Quando um funcionário de segurança abriu o compartimento que continha a arma, "o passageiro correu em direção à mala e pegou uma arma de fogo, momento em que disparou", relatou a agência, acrescentando que o passageiro "abandonou a área, correndo para a saída do aeroporto".

A TSA não detalhou como as pessoas ficaram feridas.

Pânico e correria
O aeroporto já havia informado, no sábado, sobre o incidente. "Por volta das 13h30 de hoje (15h30 de Brasília), uma arma disparou acidentalmente na área de controle de segurança do ATL (aeroporto de Atlanta)", anunciou o aeroporto desta populosa cidade do sudeste dos Estados Unidos em sua conta no Twitter.

"Não há um atirador no aeroporto", acrescentou a fonte, destacando que a polícia estava no local. Em outro tuíte, momentos depois, o aeroporto insistiu em que não havia "qualquer perigo para os passageiros, ou para os funcionários". Ainda de acordo com as autoridades da infraestrutura aeroportuária, uma investigação já estava em andamento.

Muitas pessoas se agacharam ao ouvir uma forte detonação, e outras correram, derrubando malas em seu caminho, tentando fugir do local, mostrou um vídeo transmitido pela rede americana CNN.

No vídeo, podia-se ouvir pessoas gritando "Agachem-se!", enquanto outras rastejavam no chão. Algumas se refugiaram nos restaurantes do aeroporto, e outras correram, inclusive, para a pista.

O aeroporto de Atlanta não informou que tipo de arma disparou, nem a quem pertencia. Tampouco revelou se o incidente causou perturbações nos voos previstos.

Os aeroportos dos Estados Unidos ficam muito movimentados no fim de semana anterior ao Dia de Ação de Graças, celebrado no próximo dia 25. Esta data é uma das comemorações mais importantes do país.