Russia chega a marca de 100 mil casos diários de covid-19Internet

A Rússia superou neste sábado, 28, pela primeira vez a marca simbólica de 100 mil casos diários de covid-19, um recorde que ilustra a propagação da nova onda, provocada pela variante ômicron. Este é nono dia consecutivo de recorde de casos no país, o mais afetado da Europa pelo coronavírus.
De acordo com os dados do governo, nas últimas 24 horas o país registrou 113.122 novos casos e 668 mortes. A capital, Moscou, continua sendo o principal foco da epidemia na Rússia, com 26.488 novas infecções e 76 óbitos.
O balanço oficial do governo registra 330.111 mortes por covid-19 desde o início da pandemia, mas a agência de estatísticas Rosstat, que tem uma definição mais ampla das mortes provocadas pela doença, considera que mais de 660 mil pessoas faleceram vítimas do coronavírus na Rússia.

Um balanço que é explicado pela lenta campanha de vacinação, o fato de o país praticamente não ter decretado medidas de confinamento desde meados de 2020 e pelo desrespeito de grande parte da população às medidas sanitárias, como o uso de máscara nos transportes públicos.