Cinegrafista da Fox News morre após ataque na UcrâniaFox News

Um cinegrafista da Fox News, Pierre Zakrzewski, morreu na Ucrânia, após seu veículo ser atingido por fogo em Horenka, nos arredores de Kiev, nesta segunda-feira, 14. O correspondente do Departamento de Estado da mesma emissora, Benjamin Hall, também estava no carro e ficou ferido. As informações foram divulgadas nesta terça-feira, 15, pela empresa americana.

"Pierre era um fotógrafo de zona de guerra que cobriu de perto diversos eventos internacionais para a Fox News, do Iraque ao Afeganistão, passando pela Síria durante sua longa permanência conosco", contou a CEO da Fox News, Suzanne Scott. "Sua paixão e talento como jornalista eram incomparáveis".

Zakrzewski, que estava baseado em Londres, trabalhava na Ucrânia desde fevereiro. Já Hall é britânico e está hospitalizado.

No comunicado da emissora, o editor executivo da Fox. Jay Wallace, lembrou do profissionalismo de Zakrzewski, e Scott pediu que os funcionários rezassem pela família do cinegrafista e por correspondente hospitalizado.
No domingo, 13, um jornalista dos Estados Unidos foi morto a tiros e outro ferido em Irpin, subúrbio de Kiev próximo ao front de guerra. A região tem testemunhado algumas das mais ferozes batalhas desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.

O vídeo-documentarista Brent Renaud, 50, estava trabalhando para a Time Studios em um projeto global sobre problemas que atingem os refugiados, disse o veículo de mídia.

A Federação Internacional dos Jornalistas identificou como ferido o fotógrafo americano Juan Arredondo.

Um ucraniano que estava no mesmo carro que os americanos também foi ferido, de acordo com os médicos presentes no local.
Em texto no Facebook, o chefe de polícia de Kiev, Andriy Nebytov, disse que os militares da Rússia matam "até jornalistas da mídia internacional que tentam mostrar a verdade sobre a inação das tropas russas na Ucrânia".