Primeiro-ministro britânico, Boris JohnsonAFP
"Podemos fazer mais para impedir que utilize suas reservas de ouro, além das reservas cambiais?", perguntou, em referência a Vladimir Putin.
Parte das reservas cambiais do Banco Central russo no exterior foram congeladas pelos países ocidentais. Mas a Rússia tem grandes reservas de ouro para enfrentar as sanções econômicas.
Após uma onda de sanções ocidentais contra os interesses russos, "minha mensagem para a Otan hoje é que existe uma maneira de o mundo continuar aumentando a pressão sobre Putin", disse Johnson.
Entre as empresas afetadas estão a gigante russa dos diamantes Alrosa e o grupo privado de serviços militares Wagner.
Entre as personalidades atingidas pelas novas sanções estão o fundador do Tinkoff Bank, Oleg Tinkov; o CEO do maior banco russo, o Sberbank, Guerman Gref; e Polina Kovaleva, filha da suposta amante do ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.
Na semana passada, o governo britânico já havia ampliado as sanções contra a Rússia, que agora afetam 935 indivíduos e 70 empresas. Também adotou tarifas punitivas contra produtos como a vodca e a proibiu a exportação de produtos de luxo.







Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.