Vice-primeira-ministra ucraniana ainda afirmou que o primeiro corredor será aberto entre Mariupiol e ZaporizhzhiaAFP

Kiev - A Ucrânia anunciou nesta terça-feira, 29, a retomada das retiradas de civis por três corredores humanitários, inclusive a partir da cidade cercada de Mariupol, após um dia de suspensão pelo temor das "provocações" russas. "Autorizamos três corredores humanitários para hoje", disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, em um vídeo divulgado no Telegram.
Ela afirmou que o primeiro corredor será aberto entre Mariupiol e Zaporizhzhia, mais ao norte, por veículo, e Berdiansk, de onde foram retirados civis para Zaporizhzhia.
O segundo corredor humanitário vai da cidade de Melitopol, sob controle das forças russas no sul da Ucrânia, a Zaporizhzhia, enquanto o terceiro ligará Zaporizhzhia a Energodar, também sob controle de Moscou, onde fica uma central nuclear.
Na segunda-feira, as autoridades ucranianas anunciaram que não organizariam a retirada de civis durante o dia por temor de "provocações russas".
Os corredores humanitários são organizados a cada dia a partir das idades mais afetadas pelos combates para permitir a saída de civis. Mas a Ucrânia denunciou de maneira insistente os ataques russos contra os corredores, em especial nas proximidades do porto devastado de Mariupol.