Pessoas passam por um prédio danificado no complexo militar-industrial da empresa Vizar, depois que o local foi atingido por ataques russos durante a noite, na cidade de Vyshneve, subúrbios do sudoeste de Kiev, na UcrâniaFADEL SENNA / AFP

Mais de mil corpos de civis estão atualmente nos necrotérios da região de Kiev, informou a vice-primeira-ministra da Ucrânia, que acusa os russos por um "massacre" de centenas de pessoas durante a ocupação de março.
"Um total de 1.020 corpos de civis, apenas civis, estão nos necrotérios de Kiev", declarou Olga Stefanishyna na cidade de Borodianka, ao noroeste da capital. Desde a retirada das tropas russas da região, centenas de cadáveres de civis foram encontrados pelas autoridades ucranianas, que denunciam "crimes de guerra", o que Moscou nega.
Stefanishyna explicou que o número representa o total de corpos de civis "encontrados nos imóveis e também nas ruas" da região de Kiev desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.
Pouco antes, o governador da região de Kiev, Alexander Pavliuk, declarou que os civis foram "assassinados ou torturados até a morte" pelos russos. Legistas estão examinando os corpos, segundo ele.
Em 3 de abril, a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, informou que 410 corpos de civis haviam sido encontrados na região da capital ucraniana, retomada das tropas russas poucos dias antes. Uma semana depois, em 10 de abril, ela afirmou que que mais de 1.200 corpos foram encontrados na área, sem explicar se eram apenas civis.