Amostra do vírus da varíola dos macacosDivulgação

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta quarta-feira, 29, que a varíola dos macacos não deve ser minimizada, embora o Comitê de Emergência da entidade não tenha indicado, em reunião recente, que doença represente uma emergência de saúde pública de preocupação internacional. Nesse contexto, ele informou que será convocado "rapidamente" um novo encontro desse comitê, para reavaliar o quadro
Segundo Ghebreyesus, os especialistas do comitê ressaltaram que a natureza emergencial do evento de saúde em torno dessa doença "requer esforços intensos de resposta. O diretor-geral também lembrou que o próprio comitê solicitou que uma nova reunião da entidade seja convocada em breve para analisar o quadro da varíola dos macacos, que tem mudado.
Covid-19
O diretor-geral da OMS também falou sobre o quadro na covid-19, considerando que a pandemia "melhorou, mas não está acabada". O órgão voltou a pedir que ocorra um avanço na vacinação pelo mundo, sobretudo nos países mais pobres, com foco inicial nos grupos de risco, como os profissionais de saúde e os mais idosos.