Nasa posiciona novo foguete para decolar à Lua em 12 diasCHANDAN KHANNA / AFP
Artemis 1 será lançado sem astronautas a bordo, pois seu objetivo é testar o foguete e a cápsula Orion, localizada em cima dele, para garantir que possam transportar com segurança uma tripulação para a Lua, o que está previsto para acontecer a partir de 2024.
"Para todos nós que olhamos para a Lua e sonhamos com o dia em que a humanidade retornará à superfície lunar, pessoal, aqui estamos, aqui vamos nós de novo", disse o chefe da NASA, Bill Nelson, em entrevista coletiva.
A espaçonave Orion será impulsionada em direção à Lua e até 64 mil km além, aventurando-se mais longe do que qualquer outra espaçonave tripulada já fez. Em seu retorno à atmosfera terrestre, seu escudo térmico terá que suportar uma velocidade de quase 40 mil km/h e metade da temperatura da superfície do Sol.
A decolagem está programada para 29 de agosto às 08h33, horário local. Se o tempo não estiver favorável, as datas de reserva são 2 ou 5 de setembro. A missão deve durar 42 dias no total, até o retorno e descida no Oceano Pacífico, onde a nave será recuperada por um navio da Marinha dos Estados Unidos.
Em 2024, a missão Artemis 2 levará astronautas para orbitar a Lua, sem pousar nela. Esta honra será reservada à tripulação da Artemis 3, uma missão que ocorrerá em 2025, no mínimo. A última vez que humanos pousaram na Lua foi na missão Apollo 17 em 1972.
O programa Apollo levou apenas homens brancos à superfície da Lua, mas o Artemis planeja enviar a primeira mulher e a primeira pessoa negra. O objetivo é fazer da Lua uma base onde sejam desenvolvidas as tecnologias necessárias para enviar humanos a Marte.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.