Aumento de gastos com energia é o principal responsável pela queda do indicadorReprodução/Freepik

O índice de confiança do consumidor alemão caiu de -30,6 pontos em agosto para -36,5 em setembro, de acordo com a projeção divulgada nesta sexta-feira, 26, pelo instituto GfK, na Alemanha. A expectativa dos analistas consultados pelo The Wall Street Journal era de queda a -31,8, mas o resultado foi inferior.
Desde o começo da coleta de dados, em 1991, o valor atual é o mais baixo para o índice. O GfK utiliza dados do mês atual para projetar a confiança do consumidor do mês seguinte.

"O medo de custos de energia significativamente mais altos nos próximos meses está forçando muitas famílias a tomarem precauções e colocarem dinheiro de lado para futuras contas de energia", disse o especialista em consumo da GfK, Rolf Buerkl. Ele explicou que esse receio é o responsável por diminuir o sentimento de confiança do consumidor, pois há menos recursos financeiros disponíveis para serem consumidos em outros lugares.