O aplicativo TikTok é controlado por uma empresa chinesaInternet/Reprodução

O Senado dos Estados Unidos aprovou de forma unânime o projeto de lei que bane servidores federais de baixar ou utilizar a rede social TikTok em aparelhos do governo, devido a preocupações crescentes com a segurança nacional.
A legislação ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados e ser assinada pelo presidente para se tornar lei. Um projeto semelhante passou pelo Senado em um congresso anterior, contudo não evoluiu para aprovação da Câmara.
Funcionários dos EUA e legisladores de ambos os partidos levantaram preocupações sobre a ByteDance, empresa proprietária do aplicativo, sediada em Pequim.
Em apenas cinco anos, o TikTok explodiu como um fenômeno da cultura pop, considerado o aplicativo mais popular do mundo e utilizado por dois terços dos adolescentes norte-americanos.
O TikTok já afirmou repetidamente que nunca compartilhou dados de usuários dos EUA com o governo chinês e não compartilharia mesmo que solicitado.
O aplicativo está atualmente passando por um processo de revisão de segurança nacional pelo Comitê de Investimentos Estrangeiros dos Estados Unidos (Cfius).