Diversos relatos de clientes da Tesla falam sobre falhas no sistema de condução autônomaAFP
O comercial é de autoria do “The Dawn Project”, projeto que busca “criar softwares que nunca falham e que são impossíveis de serem hackeados”. O fundador é Dan O’Dowd, CEO da Green Hills Software, que desenvolve softwares de direção autônoma e é um grande crítico do sistema ‘Full Self Driving’ de Musk.
As imagens mostram um veículo da Tesla atropelando manequins de tamanho infantil enquanto "atravessam" ruas na faixa de pedestre. Além disso, o veículo avança placas escrito “Pare” e “Entrada Proibida”, e invade a faixa contrária e se lança em direção a outro veículo no sentido contrário, sempre utilizando a direção autônoma.
Essa não é a primeira vez que O’Dowd age contra o sistema autônomo da Tesla, o executivo já comprou um anúncio de uma página completa do jornal ‘The New York Times’ contra a função e concorreu ao Senado estadunidense em 2022, prometendo banir o sistema de direção autônoma da Tesla.
É necessário contextualizar que a Green Hills Software, empresa de O’Dowd, além de desenvolver sistemas de direção autônoma, para outras fabricantes automotivas, fornece tecnologia para a Mobileye, que por sua vez, era parceira da Tesla até 2016.
Entretanto, os testes exibidos no comercial não são oficiais e não seguem os padrões das instituições de segurança do país, porém, existem diversas notícias e relatos de próprios clientes de Tesla sobre falhas no sistema de condução autônoma.
Segundo o comercial do Dawn Project, os veículos da Tesla são “perigosos para o público, usam marketing enganoso e engenharia lamentavelmente inepta”, além de “não ser seguro para rodovias públicas, comete uma série de erros críticos de direção”.
Segundo o próprio site da Tesla, o modo Full Self Driving está em fase Beta de desenvolvimento, (embora já esteja em funcionamento nos carros da marca) e “Identifica placas de Pare e semáforos e automaticamente reduz a velocidade do carro até para, com supervisão ativa”.
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