20 milhões de pessoas estão sob alertas de tempestades nos EUA AFP

Uma tempestade atingia, nesta terça-feira (9), parte dos Estados Unidos, causando tornados no sul e deixando centenas de milhares de pessoas sem luz, enquanto meteorologistas alertavam para ventos fortes e nevascas no norte.
Segundo o Serviço Meteorológico Nacional, "do oeste das Carolinas até o Médio Atlântico e o Nordeste" eram esperadas chuvas fortes, que podem provocar inundações repentinas, rajadas de vento de mais de 80 km/h e tempestades elétricas.
“Não subestimem este alerta”, pediu o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, em entrevista à imprensa local, prevendo que o pior momento seria durante a madrugada.
Murphy descreveu a tempestade como “incomum”, citando chuvas intensas em janeiro e ventos fortes ao longo da costa.
Tornados estão previstos para o sudeste do país, alguns dos quais já atingiram a península da Florida, onde imagens de drones mostraram árvores caídas e telhados arrancados.
Mais de 380 mil clientes já haviam ficado sem luz no país na tarde de hoje, principalmente no sudeste, segundo o portal Poweroutage.us.
As precipitações de inverno também podem causar nevascas em parte do alto Meio-Oeste e na região dos Grandes Lagos, segundo o serviço meteorológico.
O mau tempo afetava o transporte aéreo, com mais de 900 voos cancelados, e 5,3 mil, atrasados nos Estados Unidos hoje, segundo o site FlightAware.com. Alguns dos cancelamentos foram causados pela suspensão dos serviços dos Boeings 737 MAX, que estão sendo inspecionados.
Cientistas ressaltam que, à medida que a humanidade continuar aquecendo o planeta por meio da queima de combustíveis fósseis, os padrões meteorológicos se tornarão imprevisíveis.