Edmundo González UrrutiaReprodução
“Em nosso compromisso com a rota eleitoral para mudar a Venezuela, registramos junto ao Conselho Nacional Eleitoral a renúncia de Manuel Rosales Guerrero como candidato na eleição presidencial de 28 de julho”, publicou no X o partido Um Novo Tempo.
A candidatura de González, 76, rival de Hugo Chávez em 2006, foi decidida por unanimidade pela coalizão Plataforma Unitária Democrática (PUD), após longas reuniões.En nuestro compromiso con la ruta electoral para cambiar a Venezuela consignamos ante el Consejo Nacional Electoral la renuncia de Manuel Rosales Guerrero como aspirante a la elección presidencial de este #28Julio
— Un Nuevo Tiempo (@partidoUNT) April 20, 2024
Ahora, avanzaremos hacia el segundo paso en las gestiones… pic.twitter.com/ii0et3Jfgv
Outros partidos que apoiavam Rosales também aderiram à decisão do governador do estado petroleiro de Zulia, que se inscreveu com seu partido, que faz parte da PUD, formada pelos 10 partidos mais importantes do país.
A oposição concentra forças em torno de um único candidato para enfrentar o presidente do país, Nicolás Maduro, que buscará o terceiro mandato consecutivo contra 12 candidatos, a maioria deles rotulados como colaboradores do governo.
“O verdadeiro risco eleitoral de Maduro é a união, e não um candidato específico", ressaltou no X o analista Luis Vicente León.
La estrategia de MCM ha sido inteligente y consistente, obligando a que las respuestas no competitivas del gobierno sean cada vez más costosas políticamente.
— Luis Vicente Leon (@luisvicenteleon) April 20, 2024
El verdadero peligro electoral de Maduro es la unidad, no un candidato o candidata en particular, por lo que el…
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.