Novo estudo mostra uma das possíveis origens da água no planeta TerraAFP
Novo estudo indica que água na Terra teve origem em colisão com asteroides
Agências espaciais devem basear pesquisas na tese, publicada em abril de 2024
A Terra recebeu parte de sua água a partir de asteroides que colidiram com o planeta durante a sua formação, há cerca de 4,6 bilhões de anos. É o que afirma um estudo publicado pela física Brittany Harvison, da Universidade da Flórida Central, nos Estados Unidos, na edição da revista "Icarus", no último mês de abril. A tese deverá guiar testes de agências espaciais futuramente.
O foco do artigo foi a família de asteroides Erigone, que é rica em água e teve amostras coletadas em missões espaciais. Esse é um dos últimos grupos estudados no projeto Levantamento Espectroscópico de Asteroides Primitivos (PRIMASS, em inglês).
Segundo a pesquisa, todos os membros deste grupo têm uma "assinatura" em sua composição, algo que não está presente em nenhuma outra família. Além disso, cada uma tem níveis de hidratação exclusivos, o que pode facilitar na descoberta de quem transportou água no passado.
A pesquisa de Harvison vai guiar uma missão da NASA na primavera de 2025. Uma espaçonave da agência visitará o asteroide Donaldjohanson, um possível membro da família Erigone, antes de seguir para sua missão principal, de observação de rochas em Júpiter.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.