Viralizou nas redes sociais imagens que mostram o momento em que o Luis Arce, presidente da Bolívia, bate de frente com o ex-comandante do Exército Juan José Zuñiga, principal responsável pela tentativa de golpe de Estado, na tarde desta quarta-feira (26).
fotogaleria
Nas fotos e vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver o presidente boliviano falando algo com o militar, enquanto os dois estão cercados de aliados. Exaltado, Luis Arce discute com Zuñiga enquanto gesticula com o dedo em riste.
Luís Arce aqui no pique Salvador Allende: meteu o dedo na cara do general golpista Zuñiga e debelou no peito a tentativa de golpe de Estado na Bolívia pic.twitter.com/o5WwklBQad
Tropas militares e tanques foram deslocados nesta quarta-feira (26) para a sede do governo boliviano em La Paz e tentaram derrubar uma porta do palácio presidencial, conforme constataram jornalistas da AFP.
Tanques e tropas ocuparam a Praça Murillo, no centro da capital boliviana, onde está a sede presidencial. Um tanque tentou derrubar uma porta metálica do palácio presidencial, por onde posteriormente entrou o general Juan José Zúñiga, comandante do Exército.
Segundo a televisão boliviana, o militar entrou no edifício por alguns momentos antes de sair caminhando. Pouco depois, o presidente Luis Arce convocou os bolivianos a se mobilizarem "contra o golpe de Estado".
"O povo boliviano é convocado hoje, precisamos que o povo boliviano se organize e se mobilize contra o golpe de Estado, a favor da democracia", disse Arce em uma mensagem ao país junto a seus ministros no palácio presidencial.
General é preso
Após liderar uma tentativa de golpe de Estado contra o presidente Luis Arce., Zúñiga foi capturado e conduzido até um veículo policial do lado de fora de um quartel militar. "Está preso, meu general!", indicou o vice-ministro de Governo (Interior), Jhonny Aguilera, segundo imagens da emissora estatal.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.