Presidente russo Vladimir Putin em um fórum econômico na cidade de VladivostokVyacheslav Prokofyev/AFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (5) que "apoia" a candidata democrata Kamala Harris na eleição presidencial americanas de novembro, na qual a atual vice-presidente enfrentará o republicano Donald Trump.
O presidente americano Joe Biden "recomendou a seus eleitores que apoiem a senhora Harris, então nós também a apoiaremos", disse Putin em um fórum econômico em Vladivostok, um dia após Washington acusar novamente Moscou de interferência na eleição presidencial.
"Em segundo lugar, ela tem um sorriso tão expressivo e contagiante que mostra que tudo está bem com ela", afirmou o presidente russo.
Putin disse que o candidato republicano Donald Trump, que foi presidente entre 2017 e 2021, impôs "mais sanções contra a Rússia que qualquer presidente" anterior. Kamala Harris "talvez se abstenha de tais ações".
As autoridades americanas anunciaram na quarta-feira (4) sanções e processos judiciais contra funcionários do meio de comunicação russo RT, em resposta ao que afirmam que são tentativas de interferir nas eleições de novembro de 2024.