Blinken pressiona Israel para estabelecer um cessar-fogoAFP

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse nesta quarta-feira, 23, que Israel precisa buscar um "sucesso estratégico duradouro" em Gaza após suas vitórias táticas contra o Hamas, pedindo que busque um acordo que acabe com a guerra e traga de volta dezenas de reféns.
Ele falou antes de viajar de Israel para a Arábia Saudita em sua 11ª visita à região desde o início das tensões com o Hamas. Sirenes de ataque aéreo soaram em Tel Aviv pouco antes de sua partida, quando Israel interceptou dois projéteis disparados do Líbano.
"Israel atingiu a maioria dos objetivos estratégicos quando se trata de Gaza", disse Blinken aos repórteres antes de embarcar em seu avião. "Agora é a hora de transformar esses sucessos em um sucesso estratégico duradouro. (...) Realmente há duas coisas a fazer: levar os reféns para casa e pôr fim à guerra", disse ele.
Enquanto isso, autoridades dos EUA, Israel e Egito confirmaram que uma proposta para um cessar-fogo limitado e libertação de reféns foi discutida nos últimos dias.
Os Estados Unidos veem uma nova oportunidade de reavivar os esforços de cessar-fogo após a morte do principal líder do Hamas, Yahya Sinwar, pelas forças israelenses em Gaza na semana passada. Mas não há indícios de que as partes em guerra tenham modificado suas demandas desde que as negociações pararam no verão.
Também não houve nenhum sinal imediato de um avanço após Blinken se encontrar com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e outras autoridades israelenses na terça-feira.
Israel culpou o fracasso das negociações pela postura linha-dura de Sinwar, mas o Hamas diz que suas demandas por um cessar-fogo duradouro, retirada israelense total e a libertação de um grande número de prisioneiros palestinos não mudaram. O Hamas atribuiu o fracasso das negociações à exigência de Israel por uma presença militar duradoura em partes de Gaza.