Diversos países do continente asiático tem sofrido com inundações, como Sri Lanka, Índia e Indonésia Reprodução / Bay Ismoyo / AFP

As chuvas torrenciais provocadas pela tempestade tropical Fengal provocaram 12 mortes no Sri Lanka, incluindo seis crianças afogadas em inundações, informaram as autoridades nesta quinta-feira.
O Centro de Gerenciamento de Desastres do Sri Lanka afirmou que mais de 335.000 pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas por causa da tempestade, que agora se desloca lentamente em direção ao sul da Índia.
O balanço anterior registrava quatro mortes.
Nesta quinta-feira, as equipes de resgate recuperaram os corpos de seis crianças que se afogaram em inundações repentinas no distrito de Amara, no leste do país.
As crianças estavam em um trator e um trailer que foram arrastados pela enchente. Os homens que dirigiam os dois veículos ainda estão desaparecidos.
Depois de varrer a costa do Sri Lanka, a tempestade está se movendo para o norte através da Baía de Bengala, onde pode se transformar em um ciclone, de acordo com o serviço meteorológico indiano.
Os ciclones (equivalentes a furacões no Atlântico Norte ou tufões no noroeste do Pacífico) são uma ameaça comum e mortal no sul da Ásia.
O departamento meteorológico da Índia espera que o Fengal atinja o estado de Tamil Nadu, no sul do país, na manhã de sábado, com ventos de até 70 quilômetros por hora.
Inundações e deslizamentos de terra mortais são comuns durante a estação de chuvas do sul da Ásia, mas os especialistas alertam que as mudanças climáticas aumentaram sua frequência e gravidade.