Tanques norte-americanos chegam em TaiwanAFP
Taiwan recebe primeiro lote de tanques americanos Abrams
Países são aliados militares em confronto com a China
Taiwan recebeu dos Estados Unidos os primeiros 38 tanques de combate Abrams, informou nesta segunda-feira (16) o Ministério da Defesa da ilha, que busca fortalecer sua capacidade militar diante de um potencial ataque da China.
Os tanques M1A2, o primeiro lote de 108 solicitados em 2019, chegaram na noite de domingo a Taiwan e foram transferidos para uma base de treinamento militar em Hsinchu, ao sul de Taipé, segundo o ministério.
Os tanques Abrams, que estão entre os mais pesados do mundo, são um pilar das Forças Armadas dos Estados Unidos. Estes são os primeiros tanques novos entregues a Taiwan em 30 anos, segundo a semioficial Agência Central de Notícias.
A ilha de governo autônomo tem atualmente quase 1.000 tanques, entre CM-11 Brave Tiger de fabricação taiwanesa e M60A3 americanos. A tecnologia dos dois modelos está cada vez mais obsoleta.
O governo dos Estados Unidos é o principal apoio e fornecedor de armas de Taiwan, o que irrita a China, que considera a ilha parte de seu território.
Taiwan enfrenta uma ameaça constante de invasão da China, que não descarta o uso da força para recuperar o território.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.