Presidente russo Vladimir PutinAFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta segunda-feira que as tropas de Moscou estão tomando a iniciativa na linha de frente na Ucrânia e que estão acelerando seu avanço, quase três anos após o início do conflito.
"As tropas russas mantêm a iniciativa estratégica em toda a linha de contato" na Ucrânia, declarou Putin em uma reunião exibida na televisão com comandantes de Defesa.
O presidente afirmou que a Rússia tomou 189 localidades ucranianas em 2024 e destacou que "o ano que acaba foi um ano de referência no cumprimento dos objetivos da operação militar especial", utilizando a nomenclatura empregada por Moscou para citar o conflito na Ucrânia.
O ministro da Defesa da Rússia, Andrei Belousov, declarou na mesma reunião que as tropas russas tomaram quase 4.500 km2 de território ucraniano este ano e conquistam quase 30 km2 por dia.
Ele declarou que a Ucrânia controla menos de 1% da região leste de Lugansk e entre 25% e 30% do território nas regiões de Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia.
A Rússia reivindicou em 2022 a anexação das quatro regiões, apesar de não ter o controle total dos territórios.
As tropas russas avançaram durante este ano na região de Donetsk e reivindicaram nesta segunda-feira a tomada de outra pequena localidade da área.